[sc:adsense]
  •  

Curitiba a capital dos ônibus, a capital do transporte integrado e a capital dos acidentes com ônibus . 

Com todos esses atributos Curitiba tem um sistema todo diferenciado de atendimento ao usuário do transporte coletivo, começa com um sistema de cartão que você passa no tubo , a variação de cor dos ônibus.
Cores : 
Amarelo:  “CONVENCIONAL”, são linhas que vão para alguma praça do centro, sem a possibilidade de conexão, normalmente. Algumas linhas fazem o trajeto terminal-centro.
Laranja: “ALIMENTADOR”, são os ônibus que fazem a ligação bairro-terminal ou terminal-terminal. Com estes ônibus é possível efetuar a troca, no terminal, pagando somente uma vez a tarifa.
Verde:  “INTERBAIRROS”, seu nome é seguido por um número, indicando o quão afastado do centro é a linha. Com a exceção da linha 1, param em terminais, assim como os alimentadores.
Cinza: “LINHA DIRETA”, são os famosos “ligeirinhos”, recebem esse nome pela pequena quantidade de paradas que efetuam, normalmente não excedem 3 estações-tubo entre um terminal e outro.
Vermelho: conhecidos como expressos, são os bi-articulados. O nome expresso vem do fato de trafegarem nas chamadas canaletas, vias exclusivas para tráfego dos bi-articulados.
Azul: Expressos que só param nos terminais.
Tamanhos:

[sc:adsense]